A Athié Wohnrath utiliza o “Sistema Focus Athié Wohnrath”, pelo qual todo o processo de planejamento espacial, conceituação arquitetônica e desenvolvimento do projeto é centralizado, eletrônico e disponível em tempo real para toda a cadeia de responsabilidades. O sistema de informática, desenvolvido internamente, permite administrar a quantidade significativa de documentos perante os processos. A disponibilização online de informações para clientes, fornecedores, projetistas e consultores é feita por meio de portais específicos, protegidos por senha. Todos os documentos recebem status no sistema e são controlados por números de revisão, preservando versões superadas, gerando histórico de alterações.

ATHIÉ WOHNRATH

Eleonora Cassim – Diretora de Recursos Humanos

HISTÓRICO

Há mais de 20 anos, a Athié Wohnrath Associados iniciava sua trajetória como um ateliê de arquitetura. A obsessão de seus sócio-diretores por qualidade, prazo, orçamento e a vontade de superar as expectativas do cliente não demoraram a torná-la líder no mercado de arquitetura corporativa na América Latina. Hoje, o Grupo A|W é formado por quatro grandes unidades de negócio: Arquitetura, Engenharia, Tecnologia e Turnkey.

Seus projetos são conhecidos por traduzir os valores das empresas e o jeito de ser das pessoas – figuras essas que têm lugar de destaque também dentro da companhia. Afinal, com a missão de tornar sonhos em realidade, ela sabe que uma história de sucesso é escrita, principalmente, por talentos engajados e apaixonados por aquilo que fazem.

Philip Johnson, o pai da arquitetura moderna, costumava dizer que um grande projeto arquitetônico deve abraçar, exaltar e estimular as pessoas. Ele inspirou uma geração de arquitetos e construtores a pensar em ideias com o ser humano no centro de tudo. É exatamente assim que trabalha a Athié Wohnrath. As pessoas estão sempre no centro de tudo o que é feito pela empresa. Desde a planta de uma casa até um prédio corporativo, passando por escritórios, galpões ou indústrias. Mesmo com foco especial em conforto, praticidade e funcionalidade, o Grupo A|W não esquece do preciosismo pelo traço perfeito, pelo design único e pela beleza feita para durar.

O Grupo – fundado pelo arquiteto Sérgio Athié e pelo administrador de empresas Ivo Wohnrath – busca traduzir as necessidades de seus clientes para torná-las realidade, sempre seguindo uma regra de ouro: encantá-los, respeitando prazos e orçamentos, sempre com excelência em processos, tecnologia e materiais.

Além de se posicionar como uma empresa especializada em arquitetura corporativa, atua também no design e construção de fábricas, galpões e grandes complexos como shoppings. Recentemente, teve a satisfação de erguer a primeira fábrica de Veículos Leves sobre Trilhos (VLTs) para a Alstom em Taubaté (SP) a primeira planta na América Latina da Hyundai Rotem, em Araraquara, interior paulista, além da sede da KPMG e o escritório da agência de publicidade Lew’Lara\TBWA, entre outros, totalizando mais de 130 milhões de metros quadrados, entre projetos e obras.

São aproximadamente 700 colaboradores em São Paulo e no Rio de Janeiro – profissionais qualificados, comprometidos e motivados. Desde a sua fundação, a empresa evoluiu com o mercado e com as exigências de seus clientes – empresas como Globo, Magazine Luiza, Johnson & Johnson, Telha Norte, Unilever, McDonald’s, Basf, Mercado Livre, Grupo Elopar, Pinheiro Neto Advogados, Lego, Mercedes-Benz, Dow, Accenture, Deloitte, EY, Sephora e DPZ&T.

Em paralelo, eficácia, inovação, criatividade e respeito sempre foram valores importantes. O empenho é total para superar as expectativas em cada empreitada. Não à toa, é reconhecida por seu esforço e, com o tempo, foi recebendo novas demandas. Assim, entrou em novos mercados e abriu novas frentes de trabalho. Hoje, o Grupo A|W é formado por quatro grandes unidades de negócio: Arquitetura, Engenharia, Tecnologia e Turnkey.

FERRAMENTAS DE GESTÃO

Enquanto o arquiteto Sérgio Athié acompanha de perto o conceito inovador de cada projeto, o CEO Ivo Wohnrath é um entusiasta de processos e metodologia. Para o executivo, fazer uso de processos bem definidos e uma metodologia que traduz a cultura e o jeito de trabalhar é um dos segredos para conseguir crescer de maneira estruturada. Na prática, estamos falando de um sistema de trabalho exclusivo, que se destaca pela agilidade e eficiência. Com o “Sistema Focus Athié Wohnrath”, todo o processo de planejamento espacial, conceituação arquitetônica e desenvolvimento do projeto é centralizado, eletrônico e disponível em tempo real para toda a cadeia de responsabilidades. O sistema de informática, desenvolvido internamente, permite administrar a quantidade significativa de documentos perante os processos. A disponibilização online de informações para clientes, fornecedores, projetistas e consultores é feita por meio de portais específicos, protegidos por senha. Todos os documentos recebem status no sistema e são controlados por números de revisão, preservando versões superadas, gerando histórico de alterações.

Quando a empresa é escolhida para um trabalho, entram em cena Investigação, Criação e Desenvolvimento, levando a outras fases distintas de trabalho: Estudo de Viabilidade, Levantamento, Estudo Preliminar, Anteprojeto, Projeto Pré-executivo e Projeto Executivo, com características e documentos bastante específicos. Veja, por exemplo, a entrevista departamental. Ela tem o objetivo de extrair um panorama mais detalhado da empresa/cliente. Nessa ocasião são averiguados o número de funcionários por departamento, necessidades específicas, cultura organizacional e informações aprofundadas das áreas.

Por fim, mas não menos importante, há o controle e gerenciamento dos processos baseados nas práticas determinadas pelo PMBok. A metodologia do PMI™ (Project Management Institute) assegura informação precisa e em tempo real sobre os fatores de sucesso da obra. Dentro da companhia, são vários profissionais certificados e, os que não possuem certificação, recebem treinamentos frequentes sobre estas ferramentas de gestão. Conhecida como Oficina de Projetos, ela está em sua 17ª edição e é ministrada pelo professor de Gerenciamento de Projetos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), José Carlos Firmino de Campos, que a convite do Grupo A|W adaptou o conteúdo para as necessidades da empresa.

ARQUITETURA DO MEIO AMBIENTE

As empresas têm valorizado cada vez mais o meio ambiente, buscando na arquitetura a contribuição necessária para tornar esse desejo realidade. Veja o Brasil: ele continua sendo destaque em matéria de construção sustentável e certificação internacional de edificações. Apesar dos desafios econômicos e políticos que enfrentamos, tanto em 2014 quanto em 2015 o Green Building Council Brasil recebeu mais de 100 novos registros de edificações buscando a certificação internacional LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), mantendo o país na 4ª colocação em um ranking de 153 países em relação ao maior número de edificações registradas e certificadas neste selo. Atualmente são 1.052 edificações registradas e 313 certificadas – 52 delas com a colaboração do Grupo A|W.

Além disso, a empresa tem consciência do seu papel enquanto promotora e incentivadora de atitudes positivas que ajudam a preservar a saúde e o bem-estar das pessoas e ainda garantir o bom fluxo de informações nos canteiros de obras. Nos bastidores, o destaque vai para a Campanha de Boas Práticas de Segurança do Trabalho, que acontece mensalmente em todas as obras de interiores, e é um sucesso.

RH: UMA ÁREA ESTRATÉGICA

Estar constantemente preparado para o futuro é uma estratégia que rende bons frutos. Para manter-se competitiva e rentável, oferecendo produtos avançados com custos atrativos e ainda aumentar a produtividade – a A|W trabalha para estar sempre conectada com as pessoas. Neste ponto, a área de Recursos Humanos tem muitas missões, dentre as quais se destacam a formação de lideranças e o posicionamento dos talentos nos lugares certos conforme suas competências.

Pelo tamanho, processos e estrutura, a Athié Wohnrath já é um diferencial no mercado. As pessoas muitas vezes procuram a empresa querendo fazer parte do quadro de funcionários. O investimento no capital humano em relação a treinamentos e a oportunidades de crescimento dentro da própria empresa (uma vez que há várias unidades de negócio em que se pode atuar) são pilares muito fortes para que os profissionais se sintam realizados. O grande desafio atualmente em várias empresas, e não somente no Grupo A|W, é conseguir extrair no dia a dia o que cada profissional tem de melhor.

Há pelo menos quatro anos, utilizam uma ferramenta que ajuda a traçar o perfil comportamental do candidato. A visão da empresa é que as pessoas são muito mais do que têm para mostrar profissionalmente. Ou seja, são muito mais do que conhecimento técnico e experiência adquirida no mundo corporativo. Conhecer o perfil comportamental de cada um ajuda a entender o que está por trás de cada candidato, suas atitudes e motivações. Uma vez que se sabe como cada um funciona em sua essência, as relações profissionais ficam muito mais efetivas e fortes. Hoje, gestores entendem o comportamento, gaps e até mesmo atitudes de cada profissional de sua equipe e, com isto, conseguem conviver melhor no dia a dia com estas diferenças. A metodologia ajudou a companhia a criar equipes mais coesas, com perfis complementares, fazendo com que se tenha  mais efetividade e melhores resultados, pois há pessoas mais satisfeitas.

Já quanto à formação de lideranças, significa transformar gestores em líderes, para então alcançar os demais colaboradores – uma abordagem top-down. Periodicamente, a área monta treinamentos de liderança totalmente focados nas necessidades do dia a dia e, em adição, reforçando o processo de feedback. É uma das ferramentas de retenção mais importantes que as empresas possuem. É o processo de feedback que vai ajudar os profissionais a crescerem em suas carreiras. Profissionais felizes são aqueles que se sentem reconhecidos em todos os aspectos. E o nosso bem mais precioso são as pessoas.

O discurso vai totalmente de encontro às pesquisas de mercado. Recente estudo global da Willis Towers Watson sobre a Força de Trabalho aponta que as empresas com maior índice de empregados engajados, coletivamente, apresentaram aumento de 19% no seu lucro operacional. A análise também mostra que o engajamento possui um impacto direto na retenção dos empregados. No Brasil, 35% dos empregados engajados não tinham planos de deixar a empresa, comparados com apenas 14% dos não-engajados.

Seguindo toda essa linha, o Grupo A|W tem mostrado na prática que sua estratégia e maneira de atuação têm sido um sucesso, mesmo na contramão de momentos mais difíceis como os que o Brasil atravessa – sinal de que processos e metodologias bem desenhados e RH relevante valem a pena serem perseguidos quando o objetivo é se manter na liderança, seja no mercado de arquitetura corporativa, seja em qualquer outro segmento de negócio. A lição de casa é consolidar essa posição, preparando-se para os próximos anos.

Dados e números da Athié Wohnrath

* 1,2 bilhão de reais de receita equivalente

* 130 milhões de m² implantados de interiores a fábricas

* 53 projetos premiados em diversas unidades de negócio e apoio aos clientes para a conquista de 52 selos LEED

* 700 colaboradores arquitetos, engenheiros, consultores etc.

* 2 escritórios: São Paulo / Rio de Janeiro

* Mais de 20 anos no mercado de arquitetura, engenharia e construção

* Equipe própria altamente especializada para executar maquetes eletrônicas 3D

* Sala de Amostras: Diferencial para os clientes, que podem verificar e escolher   presencialmente os itens que irão compor o seu projeto.