EVENTBRITE

Hugo Bernardo – country manager da Eventbrite Brasil

O comércio on-line distribuído é uma prática já bastante explorada fora do país. O conceito de distribuição, básico no varejo tradicional, é ainda relativamente novo no comércio on-line no Brasil. Para quem não é familiarizado com o termo, o comércio distribuído permite facilitar a descoberta de compra e venda de produtos e serviços por meio de parceiros distribuidores. A Eventbrite desenvolveu tecnologia, processo e parceria para colocar os eventos na frente das pessoas certas e onde elas passam a maior parte do seu tempo. Um usuário de uma rede social, que descobre um evento nessa rede, informa-se sobre ele e lá mesmo pode comprar seu ingresso, sem precisar ir até outra página on-line para isso.

Para a Eventbrite, distribuição é sobre como alcançar novos públicos onde quer que eles estejam on-line, vendendo mais ingressos e reduzindo a fricção no processo de vendas do início ao fim. A parceria com o Spotify surgiu como mais um passo nesse caminho do comércio distribuído. A empresa já possui parcerias de distribuição com o Facebook e o Bandsintown, um aplicativo que oferece agenda de shows das bandas de sua preferência ou que estejam tocando em sua cidade.

Para imaginar esse cenário, basta analisar os novos hábitos de consumo, como em apenas alguns instantes podemos pedir por um táxi, assistir a um filme ou série, fazer as compras do dia a dia pela internet, tudo sem sair de casa. Não é nenhum segredo: nós nos tornamos uma sociedade que espera gratificação imediata, com novas empresas que todos os dias encontram maneiras de levar às pessoas o que elas querem, no momento que elas desejam. Para a indústria de venda de ingressos isso não poderia ser diferente.

Esse é o futuro da emissão de ingressos e uma estratégia adotada pela Eventbrite; é o que nós acreditamos. Mais que isso, a Eventbrite acredita que o comércio distribuído não apenas encoraja a abertura e parceria no ecossistema da indústria, mas coloca também as necessidades dos consumidores à frente, ao mesmo tempo que ajuda os organizadores de eventos a venderem mais ingressos.

Por isso, é um movimento natural, começar o processo de trazer para o Brasil o que a empresa já pratica em outros países. De acordo com o levantamento da Eventbrite, 48% dos compradores de ingressos de música da plataforma acabaram adquirindo também ingressos e inscrições para eventos de outros nichos. Isso mostra a importância de estar onde os consumidores e compradores de ingressos estão.

A plataforma da Eventbrite é profissional, intuitiva e robusta, o que possibilita a venda de diferentes tipos de ingressos ao mesmo tempo, sem que os participantes enfrentem problemas ao tentar comprar um ingresso. Nosso site é 99,99% uptime, ou seja, a venda de grandes eventos decorre sem problemas, garantindo melhor experiência para o comprador e mais negócio para os nossos clientes. O produtor de festivais, shows e outros eventos de música sabem que qualquer minuto de downtime é uma chance perdida de vender um ingresso, e a nossa tecnologia oferece essa estabilidade.

A confiança desses grandes nomes do mercado de música e festivais é resultado da expertise da Eventbrite, que carrega em seu portfólio mais de 175 mil shows e festivais de peso, como o Newport Folk and Jazz Festivals, Okeechobee Music & Arts Festival, Lightning in a Bottle e muitos outros espalhados pelo mundo.

A Eventbrite, somente em 2016, processou 150 milhões de ingressos em 180 países. Foram organizados por meio da plataforma cerca de 3 milhões de eventos produzidos por 600 mil organizadores, que venderam ingressos e inscrições para milhões de participantes. A diversidade de experiências que são publicadas na plataforma mostram que a Eventbrite vem se tornando cada vez mais um marketplace para evento, ou seja, um espaço onde o consumidor encontra diferentes tipos de eventos, com diversos temas, preços e objetivos.

As soluções da Eventbrite se estendem com o Eventbrite Spectrum, a plataforma de API aberta da empresa, que oferece simples acesso a mais de 170 tecnologias líderes da indústria, como o Salesforce e o Mailchimp. Além disso, mais de 60 milhões de participantes de eventos utilizam a Eventbrite todos os anos para descobrir novas experiências ao vivo e obter ingressos em uma plataforma segura e fácil de usar. A empresa possui escritórios em 10 países e tem entre seus investidores a Sequoia Capital, Tiger Global e T. Rowe Price. Saiba mais em: www.eventbrite.com.br.

PARCERIA COM SPOTIFY

A parceria com o Spotify amplia o alcance da distribuição da Eventbrite, já que se trata de um aplicativo que oferece uma agenda de shows das bandas de sua preferência ou que estejam tocando em sua cidade. São 100 milhões de pessoas utilizando o aplicativo de streaming e, enquanto elas escutam suas músicas e álbuns de artistas favoritos, podem descobrir eventos de música e podem se tornar fãs engajados. Além disso, o Spotify também envia recomendações de shows e eventos.

O maior desafio da Eventbrite é trazer as melhores experiências ao vivo para os nossos usuários. Por isso, é preciso inovação e investimentos constantes. Além do Spotify, a Eventbrite possui mais de 170 integrações com parceiros que visam complementar a sofisticada tecnologia que foi construída para produtores de eventos de todos os tipos.

O pilar de uma estratégia bem-sucedida de comércio distribuído na emissão de ingressos e inscrições é ter uma tecnologia sólida e a Eventbrite construiu a sua tecnologia de forma flexível e acessível, para permitir inovações contínuas e abertas a parcerias. Nossos organizadores têm acesso às melhores soluções do mercado em todas as fases do evento, com parceiros que vão desde serviço para envio de e-mail marketing até CRM.

A Eventbrite conta hoje com 150 engenheiros que trabalham para criar soluções inovadoras para os clientes organizadores e os participantes de eventos. A empresa possui um polo tecnológico na América Latina direcionado para isso.

ACESSO ONLINE

O processo de divulgação dos eventos no aplicativo de streaming passa pelas duas empresas. Os eventos de música publicados na Eventbrite (shows e festivais, na maioria), que tenham artistas ou bandas reconhecidos pelo Spotify, são incluídos na aba “shows” do aplicativo para dispositivos móveis e desktop do app. A lista de artistas reconhecidos contém cerca de 250 mil artistas e bandas.

O organizador, depois de criar seu evento na plataforma Eventbrite, entra em contato com a empresa para ter o seu evento incluído na lista disponibilizada aos usuários pelo Spotify. A Eventbrite faz a configuração do evento no aplicativo, mas é o Spotify o responsável por aceitar a solicitação e reconhecer o artista.

A parceria proporciona a descoberta dos eventos dentro do aplicativo de streaming de música, pois as informações desses eventos ajudam os algoritmos do Spotify a entender quais fãs estão comprando os ingressos. As sugestões dos eventos para esses fãs se tornam mais personalizadas, o que aumenta a conversão e colabora com os organizadores da Eventbrite a vender mais ingressos.

A integração entre as duas empresas auxilia os organizadores e participantes de eventos, assim como os artistas, sendo uma ponte entre as pessoas que desejam participar desses eventos de música e os organizadores que produzem e fazem esses eventos acontecerem.

As parcerias de comércio distribuído da Eventbrite abrem o ecossistema de emissão de ingressos e alavancam outras parcerias e o núcleo de serviços para o mercado, visando melhorar a experiência tanto para os organizadores quanto para os consumidores. O público torna-se mais acessível aos organizadores e artistas; e os eventos, por sua vez, mais acessíveis aos participantes.

Além disso, o mercado de música está nos planos de expansão da empresa no Brasil, com grandes parcerias que estão sendo firmadas neste ano. Nós temos visto um crescimento forte no mercado de festivais e shows no país nos últimos anos, com várias marcas internacionais apostando no nosso mercado e vários produtores nacionais trazendo novos conceitos de experiências ao vivo.

MERCADO BRASILEIRO

A recente pesquisa da Eventbrite sobre o mercado de música brasileiro prova que o comércio distribuído é o futuro e tem um enorme espaço de crescimento. Nessa pesquisa, que ouviu mais de mil pessoas, descobriu-se que 39% dos brasileiros buscam novidades sobre música por meio de aplicativos de streaming, como o Spotify. Em segundo lugar, aparece a mídia tradicional (rádio, TV ou rádio por satélite) com 24% da preferência e, por último, (18%) por meio das mídias sociais de amigos ou membros da família. Em outro levantamento da Eventbrite global, metade dos fãs que descobrem novos artistas e bandas por meio de serviços de streaming adquire ingressos para ver esses artistas ao vivo.

Parcerias como a da Eventbrite com o Spotify vêm ao encontro da tendência do mercado, combinando experiências ao vivo com a descoberta de novas músicas. A parceria com o Spotify irá ajudar produtores e artistas a encontrar novos fãs e vender mais ingressos. A certeza vem de outras boas experiências que temos, como é o caso da integração com o Facebook. A integração com a rede social aumentou em duas vezes a venda de ingressos na plataforma e subiu para mais de 500 mil o número de eventos publicados na rede social. Esses dados mostram como o comércio distribuído dá certo. Em breve a parceria com o Facebook também estará disponível no Brasil. O objetivo da Eventbrite é colocar os eventos na frente dos clientes certos, em um fluxo natural de descoberta, e permitir que eles façam a compra de maneira fácil e simples. Isso, com certeza, movimenta o mercado positivamente.

Além disso, a Eventbrite e o Spotify estão empenhados em ajudar os artistas, promotores e produtores de eventos independentes a venderem mais ingressos para seus shows, atraindo mais fãs de música, no lugar em que eles passam boa parte de seu tempo (redes sociais, apps de streaming) e simplificando a experiência de descoberta, compra e aquisição de ingressos. Como o Spotify tornou possível para os artistas independentes envolver os fãs sem um acordo de rótulo tradicional, pretendemos que os artistas possam vender ingressos para shows em locais de música de pequeno a médio porte e festivais independentes.

PLATAFORMA GLOBAL

A Eventbrite é a plataforma líder global em tecnologia para eventos e já processou US$ 8 bilhões em vendas brutas de ingressos desde seu lançamento, em 2006. A empresa ajuda os organizadores a potencializar milhões de eventos com a venda de ingressos, a promoção e gerenciamento dos eventos, administração das operações no local do evento e análise de resultados em diversos canais de vendas. A plataforma funciona extremamente bem para eventos de música como festivais e shows. A companhia acompanha de perto essa tendência. Entre os novos parceiros que estão utilizando a plataforma em 2017, há os organizadores Gop Tun – responsáveis pelo Dekmantel Festival no Brasil –, Mareh, Perfect Life e Plusnetwork – organizadora do Electric Zoo e Tomorrowland Brasil. A empresa também trabalhou no primeiro semestre com os organizadores do Perfect Life, FunFarra, Forró da Lua Cheia, além das festas dos blocos de carnaval Casa Comigo e Bangalafumenga.