A utilização racional e sustentável dos recursos naturais é o grande desafio da sociedade moderna. É por isso que o Grupo Neoenergia busca se aproximar dos seus clientes estimulando a mudança de hábitos e a conscientização na preservação do meio ambiente através de projetos educativos com tema em eficiência energética, grande parte deles para o público infantil.

GRUPO NEOENERGIA

Ana Christina Romano Mascarenhas – gerente de eficiência energética do Grupo Neoenergia

O Projeto Educativo Paxuá e Paramim foi criado com o objetivo de sensibilizar crianças de 3 a 10 anos para o uso eficiente e seguro da energia elétrica, assim como a preservação dos nossos recursos hídricos e energéticos. A escolha desse público se deve pela grande influência das crianças na disseminação de informações dentro do núcleo familiar e pelo impacto direto em sua formação como cidadãos.

O projeto é fruto da parceria com o artista Carlinhos Brown, criador dos personagens Paxuá e Paramim, indiozinhos ícones de uma matriz cultural brasileira. Paxuá é filha de Tupinambá, referência ao povo que habitava a costa brasileira no século XVI, e Paramim é um índio extraterrestre, enviado para o planeta Terra a fim de auxiliar no consumo inteligente da energia. Na Floresta Amazônica, os indiozinhos se conhecem e, junto a Braúna, figura representada por Brown que aparece como esclarecedor das questões sobre energia, aprendem sobre a temática. A partir desse contexto, foram desenvolvidos os produtos para disseminar as informações por meio de diferentes abordagens: revista em quadrinhos, web episódios, game, jogo de tabuleiro e show musical.

PÚBLICO INFANTIL

O projeto Paxuá e Paramim impactou mais de 38 mil crianças com a utilização dos produtos desenvolvidos, abordando conceitos relacionados à educação ambiental. As ações permitiram a construção de uma cultura do uso correto e seguro da energia elétrica, exercendo um papel importante na construção e desenvolvimento do público infantil e do seu entorno social. As ações com os personagens Paxúa e Paramim permitiram ainda a percepção das crianças como agentes transformadores que contribuem ativamente para a melhoria do meio ambiente.

A criação do conteúdo relacionado aos personagens mostrou que a temática “Eficiência Energética”, considerada de maneira geral como um conceito de grande complexidade devido ao seu conteúdo técnico, pode, sim, ser abordada de forma lúdica e divertida, tornando o assunto compreensível e de fácil acesso ao público. O projeto também pôde mostrar a importância do lúdico no processo de educação. A ludicidade serviu como um instrumento para fomentar um aprendizado de qualidade para as crianças, a partir das técnicas e dos produtos de comunicação concebidos, que promoveram o desenvolvimento de habilidades fundamentais durante o processo. O desafio foi cumprido através da arte e da integração dos produtos educativos criados para o projeto.

AÇÕES

A divulgação desses produtos por Carlinhos Brown, um profissional criativo e atuante no cenário artístico, possibilitou maior destaque e interesse do público pelo projeto, já que esse artista é reconhecido pelo seu engajamento social e boa relação com crianças, demonstrada em sua participação como jurado do programa The Voice Kids. Essa parceria, que uniu cultura, arte e educação, contribuiu para a grande visibilidade dos personagens, que exerceram um importante papel na construção do conhecimento, de forma prazerosa, contextualizada e divertida.

Mas o sucesso do case só foi alcançado com a integração de duas equipes: a interna, das três distribuidoras de energia, responsável pelo conteúdo técnico sobre os conceitos e orientações da temática de eficiência energética; e a externa, comandada por Carlinhos Brown, responsável pela criação e concepção artística do projeto.

A partir das reuniões de pré-produção, o projeto foi construído e produzido sob a orientação geral da equipe técnica, que forneceu todas as informações necessárias para concepção e produção do conteúdo apresentado pela equipe artística. A sincronia entre as equipes, compostas por engenheiros eletricistas, especialistas em eficiência energética, designers, pedagogos e produtores musicais e culturais, permitiu a elaboração, desenvolvimento e adequação dos produtos direcionados ao público infantil.

Internamente, a realização do projeto envolveu 15 colaboradores da área de comunicação e dos setores de eficiência energética e de segurança do grupo. A equipe artística foi composta por Carlinhos Brown, diretor artístico, e por uma coordenação geral e de produção, que, em conjunto com fornecedores, foram responsáveis pelo desenvolvimento e criação de produtos que apresentassem com clareza as informações propostas, de forma que prendessem a atenção das crianças. Para que um número maior de crianças fosse incluído nas ações, alunos de escolas públicas e particulares, que já haviam participado de outros projetos educativos realizados pelas distribuidoras, participaram de sorteios de ingressos para os três shows musicais, que contaram com a presença de mais de 4.300 crianças, acompanhadas de seus pais e professores.

As ações educativas do Grupo Neoenergia – em grande parte voltadas para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, além de professores – foram complementadas com o Projeto Paxuá e Paramim, uma vez que a temática socioambiental faz parte do seu compromisso. Diversas ações foram realizadas: distribuição de kits (jogo de tabuleiro, revista em quadrinhos, paper toy e DVD) no Dia das Crianças e no Dia Mundial da Eficiência Energética, veiculação dos episódios em cinemas e shows musicais em eventos.

A flexibilidade dos produtos desenvolvidos permitiu o desdobramento e, consequentemente, maior abrangência do projeto, levando o conteúdo a diversos lugares. Os canais de comunicação também auxiliaram para o maior alcance do projeto, utilizando plataformas como aplicativos, webparts e redes sociais (game para web, site e aplicativos para smartphones). Ferramentas importantes para transmitir as mensagens ao público-alvo.

Todo o esforço e empenho do projeto sinalizaram a importância de valorizar a educação e a formação infantil, pois é a partir delas que as crianças adquirem capacidades para o desenvolvimento de habilidades que irão impactar na sua vida adulta e no desenvolvimento social. Cuidar das crianças e da natureza é cuidar do futuro para um mundo melhor.

SOBRE A NEOENERGIA

Maior grupo privado do setor elétrico do Brasil em número de clientes, a Neoenergia tem 10,6 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas três distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE) e Cosern (RN). Presente em 12 estados brasileiros, o grupo atua em geração, transmissão, distribuição e comercialização de energia.
Este case foi certificado pelo Programa Benchmarking Brasil.