Treinamentos mais assertivos, métricas apuradas para avaliação de resultados e planos de ensino otimizados. O Instituto de Desenvolvimento da Supergasbras tornou possível qualificar 4.500 funcionários – 100% da folha de pagamento – da companhia a partir de 1.780 conteúdos, incentivando os profissionais a serem protagonistas de suas carreiras. Se antes os programas educacionais apresentavam diferenças pelo território brasileiro, com a nova política a empresa valorizou a unicidade e conseguiu que uma grande quantidade de pessoas fosse capacitada em um período de tempo mais curto, independentemente da cidade, função ou qualquer outra categorização. Disponível na web, atualmente o Instituto de Desenvolvimento é referência no mercado e tem sido instrumento para o fortalecimento da Supergasbras, totalmente alinhado com a visão estratégica da empresa.

Em 2014, a empresa identificou que as ações educacionais não eram unificadas, mas abordadas de formas diferentes nas unidades distribuídas pelo país. Neste contexto, oferecer treinamentos online para seus colaboradores se mostrou uma alternativa viável para alinhar e disseminar o conhecimento. Ainda neste ano, a Supergasbras iniciou a implantação de uma nova estratégia, a Nova Jornada, buscando exercitar uma nova maneira de trabalhar para desenvolver ainda mais as equipes e o negócio. Movida pela onda de mudanças trazida pela era digital, a empresa deu início a uma transformação cultural e, com isso, definiu cinco desejos: “Cultura aberta”, “Cooperação entre as áreas”, “Uma única equipe”, “Maior integração entre a matriz e o campo”, “Desenvolvimento e crescimento do nosso time”.

Nessa nova fase, o desenvolvimento dos colaboradores passou a ocupar um dos pilares estratégicos da empresa, pois era necessário estimular e partilhar os valores da nova cultura organizacional. Uma pesquisa de clima apontou questões essenciais para o sucesso dessa transformação. Os colaboradores não tinham visibilidade com relação às ações de treinamento que ocorriam na empresa. Além disso, os departamentos agiam por conta própria na formação e capacitação das suas equipes. Era necessário que a área de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) centralizasse as demandas de desenvolvimento de todas as áreas da Supergasbras.

Percebeu-se a importância de encontrar uma solução para todas as unidades da companhia e suas demandas de desenvolvimento, desde a produção dos conteúdos dos treinamentos até a disponibilização destes em um ambiente de aprendizagem robusto, flexível e personalizado para as necessidades da empresa. Em 2015, foi lançado o Instituto de Desenvolvimento da Supergasbras, que ficou conhecido pelo curto apelido de ID – uma plataforma de treinamento online que promove o desenvolvimento profissional dos colaboradores, por meio da capacitação técnica e comportamental e a leitura de conteúdos e ações de educação a distância (EAD). Garantindo que os colaboradores tivessem acesso aos treinamentos com maior agilidade, e que os materiais educacionais pudessem ser consultados quantas vezes fossem necessárias, o ID levou conhecimento para todo o Brasil.

Em 2017, a Nova Jornada evoluiu, tornando-se a Nossa Jornada. Os desejos também evoluíram, traduzindo atitudes e comportamentos esperados, reforçando um ambiente de cultura aberta e valorizando o alto desempenho dos colaboradores. Após essa mudança o ID ganhou ainda mais força, tornando-se um forte aliado para alcançar os objetivos da organização.

EVOLUÇÃO DA PLATAFORMA

Atualmente a ferramenta de educação corporativa está disponível para todos os colaboradores, aproximadamente 4.500. O ambiente virtual (LMS – Learning Management System) é totalmente customizado de acordo com a identidade visual da Supergasbras e conta com cerca de 1.780 conteúdos que formam 180 treinamentos sobre o negócio da companhia, autodesenvolvimento, capacitação técnica, liderança e outros. Todo esse conhecimento está organizado em uma biblioteca onde as principais áreas da empresa possuem um lugar específico para disponibilizar seus conteúdos exclusivos. Entre as áreas, estão Logística, Recursos Humanos, Jurídico, Venda Direta, Venda Indireta, entre outras. Disponível na versão on-line, ele pode ser acessado dentro ou fora da rede corporativa e por meio do aplicativo, que pode ser baixado em qualquer dispositivo móvel (celular ou tablet).

Quando se trata de educação digital, engajar os colaboradores é essencial para qualquer organização. Pensando nisso, desde a sua criação, o Instituto de Desenvolvimento Supergasbras está em constante evolução, conforme disposto na linha do tempo abaixo.

LANÇAMENTO

O Instituto de Desenvolvimento Supergasbras foi idealizado a partir do desejo Juntos nos desenvolvemos e crescemos, da Nova Jornada. O objetivo era disseminar a cultura e o espírito da empresa, por meio de programas voltados para o desenvolvimento profissional e pessoal dos colaboradores.

O ID foi arquitetado nos moldes de uma universidade corporativa e, desde então, foca nas cinco áreas de desenvolvimento: autodesenvolvimento, conhecimento do negócio, conhecimento técnico, liderança e segurança.

A implantação, em outubro de 2015, foi realizada inicialmente para os colaboradores dos grupos de cargos administrativo, técnico, coordenação, gerencial e executivo. Eles foram escolhidos por já utilizarem o computador para a realização de suas tarefas de trabalho diárias e por terem acesso a outros sistemas da Supergasbras, este grupo já tinha a cultura de utilizar a tecnologia para novas iniciativas.

INCLUSÃO DO PÚBLICO DO CALL CENTER

Em fevereiro de 2016 iniciou-se o cascateamento de acesso ao ID para os demais colaboradores. Desta vez o acesso foi dado ao público do call center, os primeiros do grupo de cargo operacional que passaram a utilizar a plataforma para o seu desenvolvimento profissional.

ACADEMIA DE LÍDERES

Como formar líderes mais aderentes com as estratégias da empresa e o seu papel como gestor? A solução desse desafio foi dada com o programa Academia de Líderes Supergasbras em abril de 2016. O programa foi desenvolvido em parceria com o Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (IBMEC). Foram estruturados sete módulos baseados nas competências que a empresa esperava da liderança, com dois dias de duração cada.

Participaram desse programa cerca de 60 pessoas, entre gerentes e os coordenadores e especialistas avaliados com alta performance e alto potencial. As aulas eram presenciais e aconteciam no IBMEC, e no ID foi criado um portal que era utilizado pelos líderes para criar e interagir em debates, compartilhar conteúdos de educação, acessar o material disponibilizado pelos professores do programa, acompanhar o calendário e saber todas as notícias referentes à Academia de Líderes.

Os alunos foram divididos em 10 grupos, e cada grupo deveria desenvolver um projeto aplicável à realidade da organização com base no que foi aprendido nas disciplinas. Ao final do programa, sete projetos foram escolhidos para ser implementados na Supergasbras.

CARREIRA E DESENVOLVIMENTO DA FORÇA DE VENDAS

Iniciativas relativas ao desenvolvimento dos colaboradores vêm possibilitando ampliar a eficiência e a eficácia das organizações, facilitando o alcance das metas do negócio. Para alcançar a visão corporativa, foi criado em junho de 2016 o projeto de Carreira e Desenvolvimento da Força de Vendas, preparando-a para conhecer o seu papel e entregar resultados. A Força de Vendas está dividida em duas grandes áreas: Venda Direta, que lida diretamente com clientes granel e envasado, e a Venda Indireta, responsável pelo relacionamento com os revendedores.

Para esses grupos foram mapeadas 14 competências divididas em três macrogrupos: fundamentais, específicas e de liderança. O colaborador da força de vendas passou a ser analisado frente aos comportamentos esperados, de acordo com as competências mapeadas para seu cargo.

Dando suporte ao desenvolvimento de nossos colaboradores, foi criado no ID trilhas de aprendizagem de acordo com cada comportamento esperado para força de vendas.

INCLUSÃO DOS COLABORADORES DO OPERACIONAL

Até então, os colaboradores que possuíam acesso aos computadores no dia a dia de trabalho já tinham acesso ao ID, mas ainda restava uma grande parcela do grupo de cargos do operacional, aproximadamente 70% dos colaboradores – motoristas, ajudantes de carga e descarga, ajudantes de produção, conferentes, entre outros.

O acesso foi concedido para todos, mas um desafio maior estava à frente: como engajar o público operacional a utilizar uma plataforma de treinamento on-line? Era necessária uma estratégia para esse grande movimento. Em novembro de 2016, após longas pesquisas, benchmarking e uma dose de inovação, a solução encontrada foi a gamificação.

GAME OLIMPÍADAS

Aproveitando o clima das Olimpíadas que ocorreram no Brasil em 2016, a Supergasbras lançou as Olimpíadas do ID, um torneio de gamificação nacional. A organização foi dividida em três grandes públicos:

i. Operacional – colaboradores do estrato operacional;

ii. Líder de si mesmo – colaboradores que não são gestores;

iii. Líder de pessoas – colaboradores que são gestores.

Para cada grupo foi criada uma trilha de desenvolvimento de acordo com suas competências. Essas trilhas possuíam diversos conteúdos nos quais a sua realização concedia pontos para a disputa do torneio, que previa prêmios de acordo com a posição no ranking geral. O torneio teve a duração de três semanas.

LANÇAMENTO DA JORNADA

Em 2015, a Supergasbras iniciou uma nova jornada baseada em cinco desejos: “Uma única equipe”; “Cultura aberta”; “Desenvolvimento e crescimento do nosso pessoal”; “Cooperação entre as áreas e Maior integração entre a matriz e o campo”.

Em 2017, a jornada avançou e se tornou a “Nossa Jornada”. Os desejos evoluíram e o foco passou para os clientes: “Compromisso com a satisfação dos clientes”, “Cultura aberta”, “Construção de relacionamento de confiança”, “Disciplina e foco na execução com qualidade” e “Valorização do alto desempenho”.

O ID foi usado como apoio na disseminação e fortalecimento da cultura da jornada. Foi criada uma página dedicada ao tema com conteúdos de treinamento para desenvolvimento dos colaboradores relacionados aos novos desejos da organização.

ACADEMIA DE VENDAS

A Academia de Vendas Supergasbras contempla as escolas de Venda Indireta e Venda Direta e oferece treinamentos específicos para os colaboradores das equipes da força de vendas.

O objetivo geral da Academia de Vendas é garantir a gestão do conhecimento, com a disseminação de diferentes temas que visam a excelência do atendimento ao cliente, como técnicas de varejo, negociação, pricing (precificação) e plano de negócios.

O programa, criado em novembro de 2017, é formado por três módulos, com treinamentos presenciais e on-line (que hoje estão disponibilizados na plataforma).

LANÇAMENTO DO APLICATIVO MY LEARNING

Em janeiro de 2018, foi lançado o My Learning, aplicativo interativo que permite o acesso ao ID por meio de qualquer dispositivo móvel. Com o “My Learning”, os colaboradores podem baixar os conteúdos e vê-los em modo off-line, durante o voo ou locais sem acesso à internet. O treinamento móvel viabiliza novas opções, novos tipos de trocas, em novos formatos e, portanto, novas oportunidades para a educação a distância.

TORNEIO DO CONDUTA LEGAL

Para apoiar a construção de uma cultura de ética, segurança e compliance, foi criado em fevereiro de 2018 o programa Conduta Legal, que tem como objetivo conscientizar e educar os colaboradores para reconhecerem os comportamentos esperados pela companhia, de forma a garantir a sustentabilidade do negócio e o sentimento de responsabilidade pessoal.

No lançamento do programa, foram criadas as chamadas Sessões Pipoca nas unidades da companhia. Os auditórios foram ambientados como salas de cinema. Com pipoca e refrigerante, os colaboradores assistiam ao filme de lançamento do programa sobre os comportamentos esperados e, ao final, ganhavam um fone de ouvidos personalizado do ID. Os colaboradores foram incentivados a usar o fone enquanto assistiam os treinamentos on-line do programa dentro do ID em seus dispositivos móveis. Com isso, o aplicativo se difundiu mais entre os colaboradores. E outra novidade surgia: o Torneio Legal – campanha de valorização e incentivo ao uso da plataforma de desenvolvimento on-line da Supergasbras.

O torneio foi aplicável a todos os colaboradores e estagiários que deveriam acumular o máximo de pontos completando os conteúdos das Trilhas do Conduta  Legal (ética, segurança e conformidade) disponibilizadas no ID. O participante poderia dobrar seus pontos se após a conclusão de cada trilha, optasse por fazer uma prova final – a Prova Conduta Legal – para testar o seu conhecimento. O colaborador tinha apenas uma tentativa para alcançar a nota de 80 pontos, ou superior, para ter a pontuação daquela trilha dobrada. Ao fim de um período de três semanas, a pontuação de todos os colaboradores das unidades e depósitos eram somadas.

SUPER CONHECIMENTO

Em julho de 2018, a Supergasbras formulou o Super Conhecimento, um programa para viabilizar o compartilhamento e disseminação de conteúdo de colaboradores sobre negócio, serviços, segurança, capacitação técnica e temas estratégicos.

Os multiplicadores do conhecimento são colaboradores identificados pelo RH e que compartilham da visão e da missão de compartilhar informações, estimular novas ideias, fomentar o desenvolvimento e contribuir com o aprendizado do próximo. Como forma de expandir para todas as unidades da Supergasbras, as palestras são filmadas, legendadas e disponibilizadas no ID junto com o material didático criado pelo multiplicador.

NOVA IDENTIDADE  

“O que era bom ficou ainda melhor”. A frase está impulsionando a campanha da nova identidade do ID desde agosto de 2018. Com o objetivo de ser mais atrativo, intuitivo, rápido e com mais conteúdos, uma série de modificações foram realizadas. Foram meses dedicados ao projeto, que passou pelas seguintes fases: benchmarking, entrevistas com colaboradores, desenho do projeto, desenvolvimento, piloto com colaboradores dos públicos operacional, administrativo e de gestão, ajustes, comunicação e lançamento.

  • Facilitação do acesso: A equipe de RH era procurada costumeiramente para fazer o reset de senhas dos colaboradores do grupo de cargos operacionais que não possuem e-mail corporativo e, por isso, não conseguiam fazer a alteração. Para sanar o problema, o login e a senha de cada um passaram a ser o CPF do colaborador.
  • Alterações visuais: O novo conceito visual do ID ficou mais moderno, clean e intuitivo. A logo traduz a necessidade do colaborador ser protagonista do seu próprio desenvolvimento. A letra D, sigla da palavra Desenvolvimento, ganha destaque desenhada em pincel, remetendo a ideia de que cada um desenha a própria carreira quando busca se desenvolver.
  • Agilidade: Máximo de quatro cliques para acessar qualquer conteúdo. A rapidez facilita a busca e a barra de pesquisa é acessível em todas as páginas.
  • Intuitivo: Poucos banners para as informações não ficarem dispersas e mais cores para diferenciar os blocos de temas. Tudo foi pensado cuidadosamente para atingir os diversos públicos. Desde aqueles que acessam computador diariamente até aqueles que não possuem muito conhecimento de informática.
  • Democratização do acesso: A Supergasbras organizou todos os treinamentos do ID dentro das respectivas áreas de conhecimento e os disponibilizou para todos os colaboradores. Os conteúdos referentes a marketing, por exemplo, estão disponíveis dentro da biblioteca de marketing.

A criação da biblioteca por áreas está totalmente atrelada ao objetivo de tornar o colaborador protagonista da sua própria carreira, já que ele terá uma visão ampla de todos os temas e poderá escolher se capacitar nas áreas de interesse.

TRADIÇÃO E INOVAÇÃO

Com mais de 70 anos de história, a Supergasbras tornou-se uma das principais distribuidoras de gás LP no Brasil, com 21% do mercado, atuando em todo o território nacional e com operações em 13 estados brasileiros.

A marca faz parte da SHV Energy, organização familiar holandesa que fornece energia para empresas e pessoas físicas há mais de 100 anos. Engajada no desenvolvimento de energias renováveis, a SHV atende mais de 30 milhões de clientes em três continentes.