Solução adotada pela Totvs consolida mais de 40 indicadores essenciais para o controle de vendas, em tempo real, e com recursos de redes sociais para um maior engajamento da equipe comercial. Alta tecnologia mobile em um único aplicativo usado em toda a rede de lojas.

TOTVS

NOVO MODELO

A Totvs quebrou os paradigmas do modelo de gestão comercial ao aliar a instantaneidade das respostas sobre dados de venda, tecnologia de ponta e mobilidade. O TOTVS RetailApp agrupou essas características em uma plataforma de inteligência de vendas mobile que proporcionou uma forma completamente diferente de realizar a gestão dos negócios: de qualquer hora e lugar, diretamente do celular, por mais de 40 indicadores de performance, com usuários ilimitados e todos os números da empresa na palma da mão. Basta relacionar o número de lojas e usuários e definir a hierarquia de acesso para uso imediato. A iniciativa é resultante da parceria com a RetailApp Inc., companhia americana especialista em tecnologias para o varejo.

A plataforma é integrada aos softwares de gestão da TOTVS e utiliza todos os dados do ERP para gerar informações confiáveis e em tempo real, permitindo tomadas de decisão inteligentes por loja e para toda a rede de revenda nacional e internacional. Com visualização rápida, os mais de 40 indicadores já configurados no aplicativo permitem compreender os detalhes da operação, como ticket e preço médios, ranking das lojas e dos vendedores, comparativos ante períodos anteriores, acumulado semanal e controle do mix de produtos, entre outros. Com os dados disponíveis a todo momento e de qualquer lugar, a informação passou a estar sempre consolidada, com agilidade e sem depender de outras pessoas.

Na operação de loja, os gerentes passaram a ter visibilidade sobre todas as movimentações da sua unidade de forma dinâmica, online e segura, como a performance de vendas, o ticket médio por vendedor, quantas e quais peças foram vendidas e o ranking da equipe, entre muitas outras. Tudo a um toque no celular, tornando a gestão um processo instantâneo. Ele não precisa abrir o notebook, olhar e-mails e imprimir relatórios. A agilidade é tanta que o ganho de produtividade chega a 20%, com uma hora a mais todos os dias, que antes era perdida nessas atividades operacionais. Em qualquer momento, é possível fazer uma reunião com o time de vendas, elevando a maturidade, o nível de cobrança e a competitividade dos vendedores.

A velocidade de gestão proporcionada pelo TOTVS RetailApp é palpável, uma vez que todos os números pertinentes ao negócio estão 100% disponíveis para o acompanhamento dos dados e evolução das vendas ao longo do dia. Todos podem visualizar e compartilhar informações, de forma simples e ágil. Essa dinâmica gera um engajamento de comunicação de ponta a ponta, do presidente, passando pelos supervisores e gerentes, até os vendedores nas lojas, que têm acesso as suas metas e conquistas individuais. Assim como nas redes sociais, o aplicativo tem um botão de “curtir” para cada indicador. Ao clicar nele, o gestor demonstra para as equipes que gostou de determinado resultado e, ao mesmo tempo, leva para todos a responsabilidade de trabalhar números abertos, que não ficam mais escondidos em planilhas.

SINCRONIA DIGITAL

A solução tem ainda recursos de integração com qualquer outra plataforma social e, através do botão compartilhar, o presidente da empresa consegue enviar, via SMS, e-mail, WhatsApp e outras redes, comentários aos seus gerentes ou dar uma instrução direta para melhoria de performance ou atenção da equipe.

Tudo com plena segurança digital, utilizando dados criptografados, para transformar a gestão de toda a operação do varejo em ações de real time. Desta forma, o TOTVS RetailApp proporcionou um grande salto na qualidade de gestão, aumentando a produtividade e, por consequência, os resultados do negócio.

A mobilidade também é levada para o treinamento de uso da solução, que é 100% realizada dentro do aplicativo, por meio de vídeos com instruções passo a passo. Isso reduz qualquer despesa de deslocamento e reuniões para treinar equipes em diferentes localidades.

Ter a informação certa e no tempo certo é garantia para decisões que mudam o ponteiro do negócio do nosso cliente. A plataforma RetailApp cumpre esse propósito disponibilizando de forma simples os principais indicadores para o monitoramento em tempo real da operação. É 100% mobile, muito intuitiva e foi construída para gerar alto engajamento das equipes de vendas, oferecendo ao empresário a gestão da sua empresa na palma da mão, literalmente.

FUNDAMENTOS

A tecnologia está ditando uma nova maneira de se fazer negócios, desbancando indústrias antigas e mudando setores inteiros de mercado. É a transformação digital, que atinge todas as empresas, de todos os setores. O que motivou essa revolução, impulsionada pela tecnologia, foi antes de tudo o desejo das pessoas de compartilharem informações de forma colaborativa e conectada.

A sociedade decidiu se conectar e esse comportamento mudou como as pessoas passaram a consumir serviços e produtos, com a possibilidade de fazer isso de qualquer lugar, em qualquer hora. Esse movimento foi o gatilho para o mercado corporativo, que, agora, precisa se adaptar e não pode mais focar só no seu core business, mas também na decisão sobre com qual tecnologia vai entregar o seu produto ou serviço.

Olhando as diferenças entre o varejo brasileiro e o americano, consegue-se perceber que a transformação digital vai acontecer em intensidade diferente no Brasil, mas vai acontecer. Varejistas que não investirem irão ficar pelo caminho. Este é um processo de transformação de conceitos e é o momento de decidir se a empresa vai encarar esta transformação como ameaça ou oportunidade, de ficar esperando o que vai acontecer com o Brasil ou de ser protagonista da maior revolução que o varejo já sofreu deste a revolução industrial.

A transformação digital é parte do processo de amadurecimento e sobrevivência do mercado varejista brasileiro. E, para colocar isso em prática, há um recurso necessário, que permeia todos os exemplos e cenários: tecnologia. Não tem como entregar experiências sensacionais de compra, ou mesmo adentrar o mundo dos marketplaces, sem suporte tecnológico. É o timing de uma gestão do varejo focada em agilidade na entrega, eficiência e inovação. Reinventar os seus negócios, por uma nova mentalidade digital, é o que vai permitir as oportunidades deste setor, tão vivo e volátil.

A Totvs inicia uma jornada para ser percorrida em quatro anos. E uma das ações já colocada em prática foi trazer todos os colaboradores para o centro da inovação e os incentivar a combinar tecnologias com novos modelos de negócios capazes de transformar o mercado de atuação dos clientes.

Houve uma revisão dos processos e a simplificação do atendimento. Foram identificadas as necessidades de cada segmento e redesenhadas as ofertas. Foi necessário ainda tornar o portfólio mais acessível – além de permanecer com os tradicionais canais de distribuição, a empresa investiu em canais digitais ao disponibilizar softwares como serviço, uma característica muito forte nessa nova sociedade, que prefere consumir serviços a produtos.

PERFIL

Provedora de soluções de negócios para empresas de todos os portes, atua com softwares de gestão, plataformas de produtividade e colaboração, hardware e consultoria, com liderança absoluta no mercado SMB na América Latina. Com mais de 50% de market share no Brasil, ocupa a 20ª posição de marca mais valiosa do país no ranking da Interbrand. A TOTVS está presente em 41 países com uma receita líquida de mais de R$ 2 bilhões. No Brasil, conta com 15 filiais, 52 franquias, 5 mil canais de distribuição e 10 centros de desenvolvimento. No exterior, conta com mais 7 filiais e 5 centros de desenvolvimento.